
A Copa de 1930 surgiu a partir do sonho do presidente da FIFA, Jules Rimet, de realizar um torneio de futebol que reunisse várias seleções do mundo. Muitas seleções européias desistiram, uma vez que viagens transatlânticas eram longas e caras; apenas Bélgica, França, Romênia e Iugoslávia acabaram viajando. As seleções participantes da primeira Copa do Mundo foram: Argentina, Bélgica, Bolívia, Brasil, Chile, Estados Unidos, França, Iugoslávia, México, Paraguai, Peru, Romênia e Uruguai.
Todos os estádios utilizados na Copa ficavam localizados em Montevidéu; o Estádio Centenário, com capacidade para 100.000 pessoas foi construído especialmente para o evento.
Os times participantes foram divididos em quatro grupos; o Brasil ficou no Grupo 2, juntamente com Bolívia e Iugoslávia. Uma semifinal foi disputada entre Argentina e EUA, com vitória dos argentinos de 6 a 1. A outra, disputada entre o Uruguai e Iugoslávia, foi vencida pelos anfitriões com o mesmo placar.
A final, entre Uruguai e Argentina, foi marcada por um fato inusitado: ocorreu uma discordância em relação à bola que seria usada na partida, assim, a FIFA estabeleceu que seria usada a bola argentina no primeiro tempo e a uruguaia no segundo.
O que ocorreu é que os uruguaios, perdendo por 2 a 1 no primeiro tempo, viraram o jogo e venceram por 4 a 2. No Uruguai foi declarado feriado nacional, em Buenos Aires os argentinos apedrejaram o consulado uruguaio.

A Taça Jules Rimet foi criada por Abel Lafleur. A taça era feira de ouro e liga de prata numa base azul de lápis-lazúli, medindo 35 cm e pesando 3,8kg. Em forma octogonal a taça representava a deusa grega da vitória, Niké.
Durante a Segunda Guerra Mundial o troféu em posse dos italianos, vencedores da última copa, foi transportado secretamente numa caixa de sapatos para prevenir que este caísse nas mãos dos nazistas.
Quatro meses antes da Copa do Mundo de 1966 o troféu foi roubado durante uma exposição pública na Inglaterra. A Taça Jules Rimet foi encontrada sete dias depois numa cerca-viva de um jardim em Londres, por um cão chamado "Picles".
Em 1983 o troféu foi roubado no Rio de Janeiro e jamais foi recuperado. Provavelmente a Taça Jules Rimet foi derretida por ladrões.
A Taça FIFA foi escolhida a partir da avaliação de 53 modelos. O vencedor foi o troféu desenhado pelo italiano Silvio Gazzaniga. A taça de ouro maciço de 18 quilates mede 36 cm e pesa 6,175kg
O campeão da Copa do Mundo fica com o troféu por quatro anos. Após este período ele recebe uma réplica da original. Nenhuma seleção terá a posse definitiva da Taça FIFA, ao contrário da taça Jules Rimet, entregue ao primeiro vencedor de três títulos. É possível que a taça seja trocada quando o espaço para os nomes dos países campeões seja totalmente preenchido, mas ainda assim a Taça ficará em poder da FIFA.
Volta ao mundo do Troféu da Copa do Mundo de 2010:
A Fifa anunciou a rota do troféu da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul. A taça passará por 86 países em 225 dias, chamada pela entidade da maior turnê do troféu de todas as edições da Copa do Mundo
A taça começará a jornada em Zurique, na Suíça, onde fica a sede da FIFA. Durante os 225 dias o troféu passará por todos os países da África, continente que será sede pela primeira vez o torneio de futebol mais importante do mundo. A taça percorrerá ao total 134.107 quilômetros.
A primeira parada do troféu da Copa do Mundo foi no Cairo, Egito. Em fevereiro de 2010 a taça chegou ao Brasil. Na primeira parada, no Rio de Janeiro, a apresentação da Taça FIFA teve a participação de Pelé no Forte de Copacabana. O trofeú foi exposto num pavilhão com capacidade para 10 mil pessoas, com cinco ambientes contando a história das Copas do Mundo. A Taça foi exposta ao público em São Paulo em 9 de fevereiro no Memorial da América Latina.
Na última edição o troféu percorreu 29 países, iniciando a jornada em Acra, Gana, e terminando em Roma, na Itália.
Esperamos que o brasil saia vencedor dessa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário